A fim de dar continuidade à revitalização da Via Permanente do sistema, durante oito dias, o Metrô BH realizará uma nova atividade entre as estações Central e Santa Efigênia. Para viabilizar a ação, serão necessárias mudanças nos horários de circulação dos trens, a saber: nos dias úteis (2/09 a 6/09), o intervalo entre as viagens será de 10 minutos nos horários de pico e de 15 minutos nos demais horários. Já aos sábados e domingos (31/08, 01/9,7/09, 8/09), os trens irão circular com intervalo de 15 minutos, durante todo o dia. A estratégia para viabilizar essa etapa foi pensada visando mitigar, ao máximo, os impactos aos clientes do sistema.
As obras de revitalização têm o objetivo de entregar ao usuário viagens mais regulares, com menos ruído e mais segurança. Nessa atividade, a via será desmontada e montada novamente, tendo todos os seus componentes trocados (trilhos, pedra britada, entre outros) e, por isso, a obra precisa ser feita de forma ininterrupta, durante os oito dias planejados.
Saiba mais: a revitalização da via permanente do Metrô BH teve início em novembro de 2023. Em março de 2024, a Empresa concluiu o primeiro de quatro trechos, entre as Estações Eldorado e Calafate. As atividades realizadas incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e dos lastros (camada de pedra britada). Além disso, a modernização também aborda a troca de dormentes de concreto e madeira e suas respectivas fixações, entre outros componentes.
Cronograma: A previsão no Contrato de Concessão para a conclusão de revitalização da Via Permanente é de março de 2027, porém, o Metrô BH trabalha junto ao Governo do Estado, a fim de antecipar estes prazos e levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte todos os benefícios da concessão, no menor prazo possível.
Horário habitual: as bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Intervalo dias úteis: 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Intervalo habitual aos sábados: 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.
Por Augusto Leão e Ludmylla Verly