loader image
12º FAN ocupa os túneis da Estação Central
25/10/2023
O Metrô BH recebe, entre os dias 23 e 29 de outubro, a exposição “Conta (En)canto”. A mostra é parte da 12º edição do Festival de Arte Negra (FAN) de Belo Horizonte.

O túnel que liga a Estação Central do Metrô BH à Rua Aarão Reis, ao lado da Praça da Estação, tornou-se uma galeria de arte. Desde o dia 23 de outubro, a exposição “Conta (En)canto” retrata os trabalhos das gêmeas, Clarisse e Clarelis Ribeiro, por meio de 15 obras fotográficas. A exposição faz parte da 12º edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte.

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, o FAN BH 2023 conta com uma programação gratuita de 100 atrações, repleta de shows, espetáculos teatrais e de dança, sessões de cinema, oficinas, rodas de conversa, residências artísticas e exposições.

Conta (En)canto: idealizado pelas Ibejis (gêmeas, na cultura iorubá) trancistas Clarisse e Clarelis Ribeiro, o projeto conta com o olhar de Bianca Lanes, André Borges e Lucones. A exposição é dividida em três séries fotográficas e traz reflexões plurais acerca das memórias das trancistas; as potencialidades e traduções de afeto das e nas tranças; além de uma reflexão inquietante sobre o “Sagrado Coração Brasileiro”.

FAN: o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC), selecionada por meio de Chamamento Público, com o propósito de valorizar e difundir a arte de matriz africana na capital mineira. Desde sua criação, em 1995, o FAN BH tem se consolidado como um fórum de encontro e intercâmbio entre artistas locais, nacionais e internacionais para compartilhar ideias, processos artísticos e resultados da Arte Negra.

Por Pedro Oliveira

Veja outras notícias
Abrir chat
💬 Quer mais informações?
Olá 🙂

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

Como podemos te ajudar?