loader image

Para comprar, siga o passo a passo:

1) Conecte-se à rede MetrôBH WIFI;
2) Baixe o aplicativo;
3) Escolha a forma de pagamento: crédito ou pix;
4) Após a compra, será gerado um QR Code com a sua passagem;
5) Para validá-la, aproxime o código em um dos dispositivos instalados nos bloqueios das estações;
6) Pronto, agora você já pode fazer sua viagem tranquilamente;
7) Após o embarque, continue conectado no wi-fi gratuito, disponível em todos os nossos trens e estações.

Está sem celular?

Não se preocupe!

Pagamento nos guichês:

O Metrô BH aceita apenas dinheiro nas bilheterias. Ao comprar sua passagem, você receberá um QR Code impresso para ser validado no bloqueio das estações.

Pagamento por aproximação:

Caso prefira, valide sua passagem aproximando seu cartão de crédito ou débito, ou use sua carteira digital diretamente nos dispositivos instalados nos bloqueios.

O metrô BH é assim,

Conectado!

Tudo para entregar um serviço mais eficiente aos usuários do nosso sistema.

Wifi no Metrô
Linhas, Horários
e Tarifas
Assista ao vídeo com o voo de apresentação das Linhas 1 e 2.
Horários de
Funcionamento

Horário habitual:

As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias.

Intervalo dias úteis:

7 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde, das 16h30 às 19h.

Intervalo aos sábados, domingos e feriados:
15 minutos durante todo o dia.

O Metrô BH amplia o horário de funcionamento de algumas estações e aumenta a oferta de trens, sempre que necessário, para atender a eventos nas Cidades de Belo Horizonte e Contagem. Fique atento ao nosso Instagram @metrobhoficial para saber sobre as Operações Especiais.

Integração

Terminais de Integração:

O Metrô BH possui terminais de integração com ônibus nas estações: Eldorado, Lagoinha, José Candido, São Gabriel e Vilarinho.

Contatos

Úteis

BHTrans/SUMOB – linhas municipais de Belo Horizonte: 156 / 3429-8750 / 3379-5730
Informações Cartão BHBus – Transfácil: 3248-7300
Transcon – Linhas municipais de Contagem: 118 (opção 7) / 3209-0555 / 3239-3300
Informações Cartão Ótimo – Consórcio Ótimo: 3516-6000
Transbetim – linhas municipais de Betim: 3594-4000
DER-MG – Linhas Metropolitanas: 155 (Opção 6) / 3429-8750 / 3235-1300
VLI – (Trem Vitória-Minas): 0800 285 7000
Gratuidade

Gratuidade

Caso não consiga realizar o procedimento, apresente sua identidade ou seu cartão BHBUS para um de nossos funcionários, e terá o acesso gratuito.

Quem tem direito à gratuidade no Metrô?
I) Idosos acima de 65 anos, nos termos do § 2º do art. 230 da Constituição Federal de 1988 e do art. 39 da Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.
II) Agentes de inspeção do Ministério do Trabalho, quando no exercício de suas funções profissionais, nos termos do § 5º do art. 630 do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho).
III) Oficiais da Justiça do Trabalho, quando no exercício de suas funções profissionais, nos termos do art. 16 da Lei Federal nº 4.192, de 24 de dezembro de 1962.
IV) Oficiais da Justiça Federal, quando no exercício de suas funções profissionais, nos termos do art. 43 da Lei Federal nº 5.010, de 30 de maio de 1966.
V) Carteiros e mensageiros da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, quando no exercício de suas funções profissionais e devidamente uniformizados, nos termos do art. 9º do Decreto-Lei nº 3.326/41 e do art. 51 do Decreto-Lei nº 5.405/43.
Assentos Preferenciais
De acordo com os termos da Lei nº 11.232, de 22 de abril de 2020, do município de Belo Horizonte, ficam reservados, como assentos preferenciais: idosos, obesos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e pessoas acompanhadas por criança de colo de até 2 (dois) anos.
Atendimento PCD
O Metrô BH, em consonância com a missão de prover o melhor serviço de transporte sobre trilhos a todos os usuários da Região Metropolitana de Belo Horizonte, presta acompanhamento a Pessoas Com Deficiência, físicas e visuais, sempre que solicitado.

O usuário deverá solicitar o acompanhamento na linha de bloqueios ao entrar nas estações.

Regulamento do usuário

Bike no metrô

Abrir chat
💬 Quer mais informações?
Olá 🙂

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

Como podemos te ajudar?