loader image
14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes
14/11/2023
O Brasil é o 5º país no ranking global de pessoas com diabetes, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (FID).
Imagem de da campanha do dia mundial do diabetes

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela FID, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data tornou-se oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário do médico Frederick Banting, que, junto ao fisiologista Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

No Brasil, são mais de 16,8 milhões de casos entre pessoas com idades de 20 a 79 anos, o que nos coloca como o 5º país com maior incidência de diabetes no mundo. O tema adotado pela FID para as campanhas dos anos de 2021 a 2023 é “Acesso aos Cuidados da Diabetes – se não agora, quando?”.

Para saber mais sobre a campanha, os tipos de diabetes, os sintomas, os tratamentos e as prevenções, acesse: https://bvsms.saude.gov.br/acesso-aos-cuidados-se-nao-agora-quando-14-11-dia-mundial-e-nacional-do-diabetes/.

Por Pedro Oliveira

Veja outras notícias
Abrir chat
💬 Quer mais informações?
Olá 🙂

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

Como podemos te ajudar?