loader image
Metrô BH altera operação de 19 a 27 de julho
16/07/2025
O Metrô BH vai revitalizar mais um trecho da via de movimentação dos trens e, para viabilizar as obras, será necessário alterações na operação, de 19 a 27 de julho

Dando continuidade às obras da Linha 1 do sistema metroviário de Belo Horizonte, a Concessionária vai substituir todos os componentes de um trecho da via permanente, por onde circulam os trens. Para viabilizar as obras, que acontecerão de forma ininterrupta, 24 horas por dia, durante o dia e a madrugada. Para isso, serão necessárias mudanças na operação. A saber:

  • Nos finais de semana – 19 e 20, 26 e 27 de julho (sábado e domingo)
    O intervalo entre as viagens será de 15 minutos durante todo o dia.
  • Dos dias 21 a 25 de julho (segunda a sexta-feira):
    Intervalo de 7,5 minutos nos horários de pico em dias úteis entre Eldorado e Central;
    Intervalo de 12 minutos nos horários de pico em dias úteis entre Central e Vilarinho;
    Intervalo de 15 minutos, fora do pico, em dias úteis, de Eldorado à Vilarinho.

Para possibilitar o intervalo de 7,5 minutos nos horários de pico, em dias úteis, entre Eldorado e Central, haverá trens extras neste trecho e será necessário que os clientes observem qual trem pegar. Avisos sonoros e colaboradores do Metrô BH estarão presentes nas estações, a fim de orientar os clientes do sistema.

É importante destacar que não haverá baldeação.

Embarque em uma só via  – 19 a 27 de julho:

  • Na Estação Santa Inês, os trens passarão em uma só via durante todo o dia e será necessário que os clientes verifiquem a direção da composição antes de embarcar. 


Cronograma e atividades desenvolvidas: A revitalização da via de movimentação dos trens da Linha 1 do Metrô BH tem finalização prevista para 2027 e a Concessionária, junto ao Governo de Minas, estuda levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte todos os benefícios da concessão no menor prazo possível. 

Saiba mais: a revitalização da via permanente do Metrô BH teve início em novembro de 2023. A Empresa já concluiu dois de quatro trechos, entre as Estações Eldorado e Santa Tereza. As atividades realizadas incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e dos lastros (camada de pedra britada). Além disso, a modernização também aborda a troca de dormentes de concreto e madeira e suas respectivas fixações, entre outros componentes. 

Horário habitual: as bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Intervalo dias úteis: 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Intervalo habitual aos sábados: 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.

Comunicação ao usuário: informações sobre as alterações operacionais são publicadas para os clientes no Instagram oficial do metrô BH (@metrobhoficial) e no Site institucional (metrobh.com.br). Além disso, nas estações, as informações são disponibilizadas nas telas digitais e emitidas no sistema de sonorização. Comunicação visual física também é disponibilizada, a fim de reforçar o direcionamento de fluxo dos usuários. No local,  também haverá funcionários à disposição para orientar os clientes.


——————————————————————————————————————

Acesse todas as novidades no site: https://www.metrobh.com.br/ e Instagram: metrobhoficial.

Veja outras notícias