Produzido pela fabricante CRRC Changchun, o primeiro novo trem do Metrô BH foi embalado e encaminhado ao porto chinês na última sexta-feira, dia 31/10. De lá, seguirá em traslado marítimo com duração estimada de 45 dias, até o desembarque no Porto de Itaguaí (RJ). Após a liberação alfandegária, a composição será transportada por via terrestre até Belo Horizonte, em um trajeto de aproximadamente cinco dias. A previsão é que o primeiro dos 24 novos trens chegue ao Brasil na segunda quinzena de dezembro.
A composição passou por testes estáticos e dinâmicos, que incluíram, desde agosto, cerca de 60 procedimentos para avaliar minuciosamente o desempenho de todos os sistemas. Já em Belo Horizonte, a composição será submetida a três meses de testes na via operacional do Metrô BH antes de iniciar o transporte de clientes.
Tecnologia de ponta e novos padrões de conforto
O novo modelo, identificado como série 2000, representa um salto tecnológico em comparação com os trens Cobrasma da série 900, em circulação desde a década de 1980. Entre os principais avanços estão:
● Conforto do passageiro: todas as composições terão ar-condicionado, bancos mais largos, passagens entre carros, pega-mãos estrategicamente posicionados e melhor controle de abertura de portas.
● Eficiência energética: conta com sistema de frenagem regenerativa, que devolve à rede a energia gerada durante as frenagens. Além disso, sistemas modernos de iluminação, ar comprimido e circuitos auxiliares garantem menor consumo elétrico.
● Possibilidade de monitoramento em tempo real: a telemetria integrada poderá permitir o envio de dados sobre ocupação, temperatura de componentes e alarmes de falha diretamente para o Centro de Controle Operacional, oferecendo mais segurança e eficiência.
● Automação dos pantógrafos: instalados no teto dos trens, os pantógrafos são responsáveis por conectar a composição à rede elétrica aérea, captando a energia que garante o seu movimento. Em caso de impacto acidental, o sistema aciona automaticamente o recolhimento do equipamento, evitando danos em série. Além disso, conta com recursos de aterramento e seleção automática, que reforçam a segurança e a proteção da operação.
● Sistema multimídia avançado: cada porta contará com telas digitais exibindo mapa dinâmico da linha, direção de viagem, lado de abertura e status das portas. O sistema também inclui comunicação audiovisual moderna, câmeras de vigilância (CFTV) e áudio de última geração.
● Segurança e confiabilidade: além de detectores de incêndio e descarrilamento, os novos trens contam com sistemas de tração e frenagem mais eficientes e compressores livres de óleo, reduzindo falhas e custos de manutenção.

Cronograma de entrega e operação
De acordo com o cronograma do Metrô BH, quatro novos trens devem entrar em operação até junho de 2026 e outros seis novos trens até dezembro do mesmo ano, após o processo de comissionamento – que inclui montagem, testes, certificações de segurança e revisão final antes do início da operação com passageiros. As demais composições serão incorporadas gradativamente, com a previsão de que todas as 24 unidades sejam fabricadas até o fim de 2026 e todos os trens estejam operacionais até 2027.
Cronograma de entrega e operação
De acordo com o cronograma do Metrô BH, quatro novos trens devem entrar em operação até junho de 2026 e outros seis novos trens até dezembro do mesmo ano, após o processo de comissionamento – que inclui montagem, testes, certificações de segurança e revisão final antes do início da operação com passageiros. As demais composições serão incorporadas gradativamente, com a previsão de que todas as 24 unidades sejam fabricadas até o fim de 2026 e todos os trens estejam operacionais até 2027.
A Linha 2 do Metrô BH terá sete novas estações e a previsão é de operação até o Barreiro em 2028, com a antecipação da operação de duas estações para julho de 2026: Nova Suíça e Amazonas. Isso quer dizer que a Linha 2 do metrô da RMBH já iniciará a sua operação com trens novos!

Acompanhamento técnico na China
Uma equipe técnica do Metrô BH acompanha continuamente, desde dezembro de 2024, todas as etapas de fabricação e testes na China. O objetivo é garantir qualidade, aderência aos padrões internacionais de segurança e redução de ajustes após a chegada ao Brasil.
Segundo o presidente do Metrô BH, Cláudio Andrade, a concessionária está comprometida em trazer o que há de mais moderno em transporte sobre trilhos para Belo Horizonte. “Esses trens vão marcar um novo padrão de conforto e eficiência para nossos passageiros, com tecnologias que reduzem o consumo de energia e melhoram a performance da operação”, garante.
Com a chegada da nova frota, Belo Horizonte se aproxima de um marco histórico: iniciar uma era de transporte mais confortável, sustentável e moderno.

