O Metrô BH dá mais um passo importante no processo de modernização do sistema e apresenta à imprensa seus novos veículos de alta tecnologia voltados à manutenção das linhas, que vão reduzir o tempo de reparos, aumentar a precisão das intervenções e garantir mais segurança e conforto aos passageiros.
Os dois primeiros equipamentos do novo pacote de investimentos – um Veículo Ferroviário Multifuncional (VF34), de fabricação nacional, e uma Máquina Socadora e Alinhadora de Via, de origem austríaca – representam um salto tecnológico inédito para o sistema metroviário mineiro.
“O uso dessas novas tecnologias amplia a confiabilidade do serviço, reduz o tempo de intervenções e aumenta o conforto dos passageiros nas viagens”, ressalta o gerente de Manutenção do Metrô BH. Filipe Aquino,
O VF34, produzido em Matias Barbosa (MG), é o primeiro equipamento de grande porte incorporado em 2025 e foi totalmente customizado para o Metrô BH. Seu principal diferencial é a plataforma elevatória com giro e extensão, que permite trabalhos de alta precisão entre 4,5 e 8 metros, otimizando a inspeção e manutenção da rede aérea.
Já a Máquina Socadora e Alinhadora de Via, entregue neste mês pela Plasser & Theurer, referência mundial no setor, substitui processos manuais que antes levavam dias, executando a mesma tarefa em poucas horas e com precisão milimétrica. Fabricado na Índia e Austria, o equipamento utiliza um dos sistemas mais avançados do mundo para corrigir a geometria dos trilhos com precisão milimétrica, garantindo a segurança e a qualidade do transporte. Entre os seus diferenciais, destacam-se o terceiro braços que auxilia na correção de AMVs (Aparelhos de Mudança de Via) e sistemas de telemetria para monitoramento em tempo real.
A chegada desses veículos é um passo importante na modernização do Metrô BH. Atualmente, contamos com mais de 60 equipamentos de grande porte, incluindo caminhões rodoferroviários e veículos de correção geométrica. O investimento em tecnologia e segurança continua, com a chegada de mais 7 equipamentos entre dezembro e janeiro, entre eles uma esmerilhadora de trilhos de fabricação suíça e 2 rebocadores de trem.
