Metrô BH altera operação para implantação de novo sistema de sinalização
28/01/2026
Em razão das chuvas registradas nos últimos dois finais de semana, algumas atividades previstas no cronograma de implantação do novo sistema de sinalização do Metrô BH precisaram ser reprogramadas.

Por se tratarem de serviços realizados em áreas externas e que dependem do fornecimento de energia elétrica, o avanço das obras precisou ser reprogramado, garantindo a segurança dos colaboradores e a integridade do sistema. Diante desse cenário, o cronograma divulgado pelo Metrô BH será alterado.

O Metrô BH segue avançando em seu processo de modernização com a implantação do novo sistema de sinalização, que trará mais eficiência, segurança e regularidade ao tráfego de trens e veículos ferroviários. Para viabilizar a migração para o novo sistema, a concessionária programou intervenções em trechos da Linha 1, a partir de janeiro, com a paralisação da operação em algumas estações aos finais de semana, períodos de menor fluxo de clientes.

As paralisações ocorrerão por etapas, conforme cronograma abaixo: 

  • Nos dias 31 de janeiro, 1° de fevereiro, 28 de fevereiro e 1° de março, serão realizados os testes para a migração de sistema entre as estações Vilarinho a Minas Shopping. Nessas datas, as estações deste trecho permanecerão fechadas. Durante a atividade, o sistema atual é desligado e substituído pelo novo para execução de testes das funcionalidades e segurança. Ao final da janela de testes, retorna-se ao sistema anterior para liberação da operação comercial.
  • Nos dias 07, 08, 14 e 15 de março, serão realizados os testes para a migração de sistema entre as estações Minas Shopping a Horto. Nessas datas, as estações deste trecho permanecerão fechadas. Durante a atividade, o sistema atual é desligado e substituído pelo novo para execução de testes das funcionalidades e segurança. Ao final da janela de testes, retorna-se ao sistema anterior para liberação da operação comercial.
  • Nos dias 21 e 22 de março, ocorrerá a substituição  definitiva para o novo sistema de sinalização entre as estações Vilarinho a Horto. As estações desse trecho permanecerão fechadas durante esse período. 

As datas foram definidas para reduzir o impacto à população, concentrando as atividades nos finais de semana e durante o período de férias escolares, quando a demanda de clientes reduz em cerca de 30% aos finais de semana. A paralisação nesses dias também permite jornadas contínuas de trabalho, condição necessária para a realização dos testes de segurança e liberação do sistema, conforme indicado pelo fornecedor do novo sistema, Alstom Brasil.

Informamos que o cronograma pode sofrer alterações em caso de condições climáticas adversas. Eventuais mudanças serão comunicadas previamente.

Importância do Sistema de Sinalização Metroviário

A sinalização é um dos pilares da segurança metroviária. É esse sistema que autoriza a circulação segura dos trens, controlando a velocidade em cada trecho do trajeto. Antes de qualquer trem entrar em operação, o sistema realiza checagens automáticas de segurança. Embora seja uma tecnologia pouco visível, ela garante a regularidade das viagens, assim como a precisão e automação da operação.

A nova tecnologia substitui sistemas e equipamentos antigos que já não contam com suporte dos fabricantes nem com peças de reposição. Com isso, o Metrô BH garante estabilidade tecnológica ao longo de toda a concessão, reduz o risco de falhas e amplia a confiabilidade da operação. O novo sistema cria condições para reduzir o intervalo entre as viagens conforme a demanda de passageiros, além de possibilitar a integração dos novos trens, que necessitam de um sistema de sinalização mais moderno.

Como ficará a operação do Metrô BH?

Durante o período de mudança de sistema, a operação nos trechos abertos seguirá o horário habitual para fins de semana. Aos sábados, o intervalo entre os trens é de 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Aos domingos e feriados, o intervalo é de 15 minutos durante todo o dia.

PBH reforçará linhas de ônibus no entorno

Com o objetivo de melhorar a oferta do transporte coletivo e garantir mais conforto aos usuários, a Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (SUMOB) irá reforçar o quadro de horários de algumas linhas de ônibus que operam aos sábados e domingos próximas às estações do Metrô BH.

Entre as linhas contempladas estão as troncais 62 (Estação Venda Nova/Savassi Via Hospitais), 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais Via Cristiano Machado), 82 (Estação São Gabriel/ Savassi Via Hospitais) e 83D (Estação São Gabriel / Centro – Direita). 

Além do aumento da oferta de viagens, equipes de agentes da SUMOB estarão presentes nas estações e pontos estratégicos para orientar os usuários e acompanhar a operação.

Confira opções de ônibus nas estações onde não haverá atendimento do Metrô:

• Estação Vilarinho – devem utilizar as linhas 65 (Centro) e 66 (Centro-Hospitais Via Cristiano Machado) no sábado; 62 (Hospitais Via Cristiano Machado) e 63 (Centro) no domingo; 

• Estações Floramar, Waldomiro Lobo e Primeiro de Maio –  em direção ao Centro: linhas 62 (Hospitais) e 66 (Centro-Hospitais) no sábado e 62 (Hospitais) no domingo; em direção à Estação Vilarinho: linha 66 no sábado e linha 62 no domingo;

• Estação São Gabriel – em direção ao Centro: linhas 82 (Hospitais) e 83D (Centro) no sábado e 83P (Centro-Hospitais) no domingo; em direção à Estação Vilarinho: linha 66 no sábado e linha 62 no domingo;

•  Estação Minas Shopping –  em direção ao Centro: linhas MOVE 66, 82 e 83P no sábado e 62 e 83P no domingo e linhas 1502, 1505, 3503A e 8207 nos sábados e domingos, na Av. Cristiano Machado; em direção à Estação Vilarinho: linha 66 no sábado e linha 62 no domingo.

O deslocamento da Estação José Cândido da Silveira em direção à Estação Vilarinho deverá ser feito pelas linhas de ônibus já existentes. Os usuários que desembarcam das linhas 821 e 822 devem se dirigir até a Av. Cristiano Machado ou Estação São Gabriel pelas linhas existentes (5502C, 5503A, 5503B, 814 e 823 aos sábados e 5503A, 814 e 823 nos domingos), utilizando a linha 66 no sábado ou 62 no domingo para acessar a Estação Vilarinho.

Veja outras notícias