loader image
Além do trajeto: como o Metrô BH se conecta com a cidade
06/10/2025
O transporte público é um componente essencial da infraestrutura urbana. Ele organiza fluxos, amplia o acesso a serviços e oportunidades e contribui para a qualidade de vida nas cidades. Em Belo Horizonte, o Metrô BH busca desempenhar esse papel de forma responsável, reconhecendo a mobilidade como fator estratégico para a inclusão social e o desenvolvimento coletivo.

Com projetos socioambientais que fortalecem a integração entre o sistema metroviário e a cidade, o Metrô oferece experiências educativas, culturais e de conscientização que aproximam diferentes públicos da mobilidade urbana.

Histórias que inspiram

No projeto Cidadão do Futuro, por exemplo, um adolescente de 16 anos, neurodivergente e apaixonado pelo sistema metroviário, viveu uma experiência marcante em 2024. Acostumado a percorrer com sua mãe o trajeto Eldorado–Vilarinho todos os fins de semana, ele pôde conhecer de perto a cabine do maquinista, a sede administrativa e o Centro de Controle Operacional. Casos como esse reforçam a importância de abrir espaços que despertam o interesse técnico e ampliam o conhecimento sobre mobilidade urbana e suas múltiplas áreas de atuação.

No mesmo ano, uma edição especial do programa reuniu famílias de bairros por onde a futura Linha 2 vai passar. Em clima de Natal, as crianças tiveram a chance de conhecer o metrô em funcionamento, participar de atividades lúdicas e celebrar com música, teatro, pipoca e brinquedos. Para além da festa, a ação representou acolhimento em um período de transição, trazendo esperança de um futuro com mais possibilidades de mobilidade.

Espaço de encontro e parcerias

Outro destaque é o programa Estação Aberta, que transforma plataformas em palcos de convivência, arte, conscientização e promoção da saúde. O Metrô BH recebe iniciativas e ações que impactam positivamente e sejam de interesse dos clientes do sistema.

Já no programa Bastidores do Metrô, escolas técnicas e de ensino superior são recebidas e acompanham a complexidade do Pátio de Manutenção do Metrô BH, assim como o Centro de Controle Operacional do sistema, nossos técnicos explicam as atividades desenvolvidas em um caminhar impressionante pelo que existe por trás dos trilhos.

Estratégia e futuro

Esses programas se conectam à estratégia Environmental, Social and Governance (ESG) do Metrô BH, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis. A proposta é ampliar o impacto positivo em dimensões sociais, ambientais e de governança, fortalecendo o papel do metrô como agente de transformação urbana.

Mais do que trilhos, o Metrô BH constrói caminhos de aprendizado, cultura e convivência.

Para conhecer ou participar dos projetos, escreva para: contato.esg@metrobh.com.br

Veja outras notícias