loader image
As modernizações vão muito além dos trens e linhas do metrô
22/08/2025
O Metrô BH tem passado por uma grande modernização dos seus sistemas operacionais e um dos principais pilares dessa transformação tem sido a implementação de um novo Sistema de Sinalização Metroviária.

O que está sendo feito na prática?

  • Instalação de novas salas técnicas equipadas, novos sinaleiros, cabos e equipamentos de controle ao longo das vias;
  • Implementação do Sistema ATO, que promove a condução automática dos trens, as paradas e abertura de portas precisas nas plataformas viabilizando a regulação dos trens com maior conforto, precisão nos horários e maior oferta de trens aos usuários;
  • Modernização do Centro de Controle Operacional (CCO), responsável por monitorar e comandar toda a operação das linhas à distância.

Onde o novo sistema será instalado?

  • Em quase 30 km da Linha 1, entre as estações Novo Eldorado e Vilarinho;
  • Entre as estações Nova Suíça e Barreiro da Linha 2, que está sendo construída.

Além disso, os 24 novos trens que foram adquiridos pelo Metrô BH serão  equipados com o Sistema de Controle Automático de Trens (ATO).

Quais os benefícios para quem utiliza o metrô?

Quando a instalação for concluída, até 2028, os ganhos para a mobilidade urbana serão:

  • Intervalos menores entre trens, aumentando a capacidade de passageiros;
  • Automação da operação, com mais precisão, conforto e menor margem para falhas;
  • Um CCO ainda mais moderno, capaz de gerenciar a circulação de trens em ambas as linhas com alto nível de automação, segurança e controle centralizado.

“Agradecemos a compreensão de todos os clientes e reforçamos nosso compromisso com uma mobilidade urbana cada vez mais acolhedora, eficiente, acessível, moderna e segura!”, acrescenta o Superintendente de Implantação de Sistemas do Metrô BH, Walter da Costa Pinto Neto.

“Entendemos que toda mudança traz desafios, mas temos certeza de que esse processo de renovação abre as portas para uma nova era no transporte coletivo de Belo Horizonte”, afirma o Gerente de Implantação de Sistemas, Wladmir Oliveira.

#MetrôBH #MetrôBHTransforma

Veja outras notícias