loader image
Metrô BH inicia obras da linha 1 na próxima sexta-feira
30/10/2023
A empresa que administra o Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte vai iniciar as obras da linha 1 do sistema. A revitalização estava prevista para dezembro e o cronograma foi antecipado.

Após início dos processos que irão possibilitar a implementação da linha 2, o Metrô BH anuncia que as obras de revitalização da linha 1 vão acontecer a partir de novembro. A primeira etapa conta com a renovação, tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema.

Na via permanente, haverá substituição de trilhos, de aparelhos de mudança de via e de lastros (camada de pedra britada entre os dormentes e a plataforma ferroviária). A revitalização também abordará a troca de dormentes de concreto e de madeira e suas respectivas fixações, entre outros processos. “O usuário do metrô vai sentir os grandes benefícios que esta revitalização trará, como a diminuição de ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará a diminuição do tempo de percurso entre estações, além da diminuição de atividades corretivas no horário operacional”, afirma o presidente do Metrô BH, Guilherme Bastos Martins.

Já na rede aérea de alimentação elétrica dos trens, a renovação abordará trocas de chaves seccionadoras de energia, substituição de fios, substituição de postes de sustentação, dentre outros componentes que trarão mais confiabilidade ao sistema e melhor gestão dos ativos.

Cronograma: Até o final de março de 2024 estão previstas as intervenções do trecho entre as Estações Eldorado e Carlos Prates para os serviços de rede aérea, e das Estações Eldorado a Calafate para os serviços de Via Permanente. A maior parte das obras acontecerá no período noturno e nos finais de semana, a fim de impactar o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional. Ao longo desse tempo, em períodos pontuais, os trens poderão trafegar em velocidade reduzida entre as estações supracitadas e o intervalo entre os trens pode ser alterado.

A previsão no edital de concessão para a conclusão de revitalização no Sistema de Rede Aérea entre as Estações Eldorado e Vilarinho – Linha 1 é para março de 2026. Já para os serviços de Via Permanente, a previsão de conclusão para o mesmo trecho é de março de 2027, porém, o Metrô BH trabalha junto ao Governo do Estado, a fim de antecipar estes prazos e levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte todos os benefícios da concessão, no menor prazo possível.

Por Ludmylla Verly

Veja outras notícias
Abrir chat
💬 Quer mais informações?
Olá 🙂

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

Como podemos te ajudar?