loader image
Metrô BH lança Terminais de Autoatendimento
29/04/2025
O Metrô BH está em constante inovação e, seguindo a premissa de levar aos nossos clientes mais praticidade e autonomia na jornada, todas as estações do sistema estão equipadas com os novos (ATM’s). A passagem unitária não será mais vendida nas bilheterias do sistema. 


Nas novas máquinas de Autoatendimento, disponíveis nas 19 estações do sistema, os clientes podem comprar até quatro passagens unitárias por meio de PIX, cartões de crédito, débito ou dinheiro. Os aparelhos também realizam recargas, de qualquer valor, no aplicativo Bipay. 

Os ATM’s proporcionam aos passageiros mais rapidez ao adquirir as passagens, além de serem práticos e seguros. No Instagram do @metrobhoficial há postagens ensinando os passageiros a utilizarem as máquinas e divulgando os seus benefícios. Em todas as estações do sistema há colaboradores de atendimento e segurança, que estão acolhendo os clientes e auxiliando no uso da novidade. 

Constante inovação: a partir de 6 de maio, os clientes do Metrô BH deverão utilizar um dos meios a seguir para a compra de passagens unitárias (exclusivas do metrô):

  • Diretamente nos validadores instalados nas catracas, por aproximação de cartões de crédito ou débito.
  • Nos Terminais de Autoatendimento (ATM’s), disponíveis em todas as estações, por PIX, cartões de crédito, cartões de débito, cédulas ou moedas (o cliente pode comprar quatro passagens por vez e elas tem validade de 10 dias).
  • Pelo Aplicativo Bipay, por PIX ou crédito (o aplicativo aceita o carregamento de qualquer valor na carteira digital e gera um QRCode digital para a validação diretamente nas catracas).

A passagem unitária não será mais vendida nas bilheterias do sistema. 

Recarga de cartões de integração: a partir de 6 de maio, haverá recarga de cartões de integração BHBus e Ótimo, exclusivamente, nas bilheterias do metrô, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 5h15 às 23h, das seguintes estações: Eldorado, Gameleira, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Minas Shopping. É importante ressaltar que as estações Vilarinho e São Gabriel possuem postos de recarga  Ótimo e BHBus nos terminais de ônibus, anexos às estações de metrô. Destacamos que estas nove estações representam cerca de 70% das recargas de cartões de integração nas bilheterias do metrô. 

Já nas estações Cidade Industrial, Vila Oeste, calafate, Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho, as vendas de passagens unitárias estarão disponíveis, exclusivamente, pelos meios supracitados (aproximação de cartões de crédito e débito nos validadores, ATM’s e App Bipay) e não haverá recargas de cartões de integração. 

O Metrô informa que as empresas BHBus e Ótimo possuem a possibilidade de recarga online dos cartões de integração, pelos respectivos aplicativos. É importante observar que as recargas podem ser validadas em até 48h pelos sistemas.

Desde o dia 28 de abril, o Metrô BH informa aos clientes as mudanças, por meio dos áudios nas estações, por cartazes nas bilheterias, pelos 48 totens digitais, distribuídos em todas as estações e pelo instagram @metrobhoficial. 

Veja outras notícias