O exercício tem como objetivo aperfeiçoar os protocolos de atuação em emergências de grande escala, garantindo o alinhamento dos procedimentos internos do Metrô BH e ampliando a preparação dos colaboradores para casos críticos. A ação também proporcionará aos estudantes da área da saúde uma experiência imersiva em atendimento pré-hospitalar em situações complexas, reforçando a integração entre teoria e prática.
A organização do simulado é realizada pelo Metrô BH, em parceria o Centro Universitário Faminas, o SAMU – Consórcio Intermunicipal Aliança para Saúde, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Polícia Militar de Minas Gerais e voluntários da comunidade local. A coordenação será conduzida por profissionais especializados em emergências e desastres, responsáveis por recriar um ambiente fiel a um acidente real, com múltiplas vítimas e necessidade de atuação integrada.
Durante o período do exercício, a população poderá observar movimentações atípicas na Estação Central e em seu entorno. A fim de garantir a tranquilidade dos clientes, serão disponibilizados avisos sonoros e visuais nos acessos e plataformas, reforçando que se trata de uma simulação, sem risco real para os clientes do Metrô BH.
O Metrô BH reforça que a realização de simulados é fundamental para o aprimoramento contínuo de seus processos de segurança e para a construção de um ambiente cada vez mais preparado para enfrentar situações de emergência. Ressaltamos que a ação não irá gerar impactos na operação.
