loader image
Metrô BH recebe campanha de combate às IST’s
05/12/2023
O Metrô BH recebeu no dia 1º de dezembro a campanha em prol da conscientização das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Em parceria com o Grupo Mobiliza SUS, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e do Programa BH de Mãos Dadas, o Metrô BH realizou no dia 1º de dezembro a conscientização das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) nos trens e estações do sistema.

A ação faz parte da Campanha Dezembro Vermelho, criada em 2017, que busca a mobilização nacional na luta contra a Aids e outras IST’s, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

O objetivo foi levar aos usuários informações sobre os tipos de IST’s, suas formas de prevenção, tratamento e pontos de atenção. A coordenadora do Programa BH de Mãos Dadas, Priscila de Moura Franco, destaca a importância de ações como essa ocorrerem no Metrô BH: “o transporte metroviário recebe diversas pessoas, das mais variadas faixas etárias, isso torna as viagens um momento oportuno para a distribuição de preservativos e cartilhas, promovendo à população o acesso às informações sobre os meios de prevenção”.

A equipe do Mobiliza SUS embarcou na Estação Central e percorreu as estações, realizando um cortejo musical e a entrega de material informativo, além da distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos no interior dos trens.

IST’s: as infecções sexualmente transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo, masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. O termo passou a ser adotado em substituição à expressão “Doenças Sexualmente Transmissíveis” (DST’s), para destacar a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Por Pedro Oliveira

Veja outras notícias