O que é feito durante a noite?
- Troca de dormentes (elementos estruturais das vias ferroviárias que ficam abaixo dos trilhos para fixá-los, manter a distância entre eles e distribuir o peso dos trens para o lastro) e partes metálicas dos aparelhos de mudança de via (AMV’s);
- Nivelamento e alinhamento dos trilhos;
- Lubrificação de partes móveis dos AMV’s;
- Correções para melhorar a estabilidade da via;
- Esmerilhamento dos trilhos, um processo que diminui vibrações dos trens, melhora o conforto acústico e prolonga a vida útil dos trilhos;
- Medições de desgaste, ou seja, análises que garantem a segurança do tráfego e que permitem prever o momento certo para substituições de peças;
- Inspeção para detecção de defeitos internos nos trilhos por meio de aparelho de ultrassom;
- Auditoria técnica que verifica se a via está dentro dos altos padrões de qualidade e de acordo com as normas atualizadas.
Quem está envolvido?
Uma equipe multidisciplinar das áreas de Manutenção, Operação e Segurança trabalham simultaneamente nessas atividades, das 22h às 6h da manhã.
Por que à noite?
Grande parte das intervenções exige acesso à via ou desligamento da rede aérea. Isso só é possível depois que os trens param de circular para transportar os passageiros, evitando que o serviço de transporte coletivo seja interrompido.
Qual o impacto para os passageiros?
O resultado deste trabalho, muitas vezes invisível, é percebido a partir de todas as manhãs, com viagens mais estáveis, sem solavancos, com menos ruídos e maior confiabilidade.
Além disso, cada análise e ajuste realizado proporciona uma experiência mais segura para quem utiliza o Metrô BH diariamente, que prima por mitigar qualquer situação de risco e prevenir acidentes.
Compromisso permanente
Esse tipo de manutenção corrige e previne falhas, além de assegurar que a operação diária ocorra dentro dos mais rigorosos parâmetros técnicos e normativos. Todo esse esforço, feito enquanto as cidades estão dormindo, reforça o nosso comprometimento constante com a proteção, tranquilidade e bem-estar de cada cliente do sistema!
Artigo escrito em parceria com a Gerência de Manutenção do Metrô BH

