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O primeiro ano de Concessão do sistema
21/03/2024
Em 23 de março de 2023, o sistema de transporte coletivo sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi concedido à iniciativa privada por 30 anos. Após um ano de concessão, confira as melhorias já implantadas e as próximas novidades do Metrô BH.

O Metrô BH, Empresa do Grupo Comporte, é a concessionária responsável pela modernização e expansão da Linha 1, bem como a implantação da Linha 2 do serviço de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para realizar as inovações, o investimento previsto da Concessionária é de R$3,9 bilhões. Várias obras e processos já estão em andamento.

As intervenções envolvem a revitalização de todas as estações da linha 1, a compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente, iluminação e hidráulico. Estão previstos, também, banheiros com acessibilidade em todas as estações.

Desde a concessão do metrô de Belo Horizonte, em março de 2023, o sistema opera de forma mais eficiente. As melhorias graduais refletem o empenho da empresa em proporcionar regularidade, pontualidade e conforto ao usuário.

Como resultado desses esforços, pode-se citar que a empresa reduziu as evacuações dos trens de uma média mensal de 30 para somente uma por mês. O tempo médio de percurso entre as Estações Vilarinho e Eldorado foi reduzido em 16%, de 55 para 46 minutos. Já o número médio de viagens em atraso, diminuiu de cerca de 35 para três. Atualmente, o Metrô BH atende cerca de 100 mil usuários nos dias úteis. 

Digitalização do Sistema 

Seguindo a premissa de digitalização do sistema metroviário e a entrega de uma experiência de viagem mais tecnológica aos usuários, o Metrô BH implantou a bilhetagem digital em setembro de 2023.

O Metrô ampliou as possibilidades de compra de passagens pelos usuários, desde a implantação do novo sistema, o cliente pode validar o embarque pela aproximação de cartões de crédito e débito ou carteiras digitais de smartwatches e celulares, diretamente nos dispositivos instalados na linha de bloqueios.

Além dessa facilidade,  o usuário pode pagar a passagem por meio de PIX ou crédito, baixando o aplicativo: Bipay. O App gera um QR Code que pode ser lido nos validadores, em todas as estações. Pelo novo aplicativo, o usuário também tem acesso à localização dos trens e à previsão de chegada das composições nas estações, ganhando autonomia no planejamento de suas viagens. Ainda em setembro de 2023, o Metrô BH equipou trens e estações com wi-fi gratuito. Os equipamentos instalados utilizam a última geração de tecnologia em wi-fi, com capacidade para atender a uma alta demanda de usuários, simultaneamente, assista ao vídeo.

Revitalização da Linha 1 

Via Permanente e Rede Aérea 

Desde novembro de 2023, está em andamento a renovação, tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema.

Na via permanente, acontece a substituição de trilhos, de aparelhos de mudança de via e de lastros, além da troca de dormentes de concreto e de madeira e suas respectivas fixações, entre outros processos. A revitalização da Via Permanente trará grandes benefícios, como menos ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará a diminuição do tempo de percurso entre estações, além da mitigação de atividades corretivas no horário operacional.

Já na rede aérea de alimentação elétrica dos trens, a modernização, em andamento, aborda trocas de chaves seccionadoras de energia, substituição de fios, substituição de postes de sustentação, dentre outros componentes que trarão mais confiabilidade ao sistema e melhor gestão dos ativos.

Cronograma: Até o final de março de 2024, serão finalizadas as revitalizações do trecho entre as Estações Eldorado e Carlos Prates para os serviços de rede aérea, e das Estações Eldorado a Calafate para os serviços de Via Permanente. A maior parte das obras acontece no período noturno e nos finais de semana, a fim de impactar o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional. Ao longo desse tempo, em períodos pontuais, os trens podem trafegar em velocidade reduzida e o intervalo entre os trens pode ser alterado.

A previsão no edital de concessão para a conclusão de revitalização no Sistema de Rede Aérea entre as Estações Eldorado e Vilarinho – Linha 1 é março de 2026. Já para os serviços de Via Permanente, a previsão de conclusão, do mesmo trecho, é março de 2027, porém, o Metrô BH trabalha junto ao Governo do Estado, a fim de antecipar estes prazos e levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte todos os benefícios da concessão, no menor prazo possível.

Modernização das estações e implantação da nova estação da linha 1: Novo Eldorado 

Em dezembro de 2023, o Metrô BH iniciou as obras de revitalização das estações da linha 1. Neste momento, as estações Eldorado, Cidade Industrial, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Santa Efigênia e Vilarinho  estão em modernização, que contempla a implantação de novos sistemas elétricos, hidráulicos, de drenagem, de iluminação, reformas de telhados e coberturas, de pisos e pisos podotáteis (adequados a pessoas com deficiência), reformas de bilheterias e áreas operacionais, construção de banheiros acessíveis, nova pintura interna e externa, dentre outros processos.

Para maior conforto do usuário, no interior das estações, os espaços em obras são vedados por tapumes e alguns processos acontecem fora do horário operacional, a fim de mitigar os transtornos ao público. O Metrô BH solicita a compreensão de todos os usuários no período de obras. 

Cronograma: Até 2025, 10 das 19 estações do sistema estarão modernizadas, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.

Em meados de 2025, a empresa vai iniciar a reforma das outras nove estações da linha 1, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. O contrato de concessão prevê a finalização da reforma dessas nove estações para 2026, mas o Metrô BH e o Governo de Minas estudam antecipar vários marcos do projeto. O objetivo é levar melhorias e conforto ao usuário do sistema, no menor tempo possível.

A implantação da estação Novo Eldorado, a 20ª estação da Linha Laranja, com mais 1,6km de via permanente, está prevista para 2026.  

O Futuro está logo ali: implantação da Linha 2 do Metrô BH 

As obras da implantação da linha 2 do sistema começarão ainda no primeiro semestre de 2024. Para isso, várias etapas já estão em andamento. Quando pronto, o sistema vai transformar positivamente a mobilidade urbana de cerca de 90 bairros próximos ao metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Além da relevância de interesse regional, outro ponto a ser analisado é a população beneficiada. De acordo com os estudos de demanda realizados no processo de concessão, só a linha 2 tem projeção futura de transportar até 50 mil passageiros/dia.

O novo traçado terá sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. Serão 10,5 km de via permanente. Após as ampliações previstas, em todo o sistema (linha 1 e linha 2), há previsão de que 270 mil usuários da Região Metropolitana de Belo Horizonte sejam beneficiados. Assista ao vídeo.

O Metrô atende as cidades de Belo Horizonte e de Contagem e tem como objetivo ser indutor de desenvolvimento urbano e compor a infraestrutura de mobilidade, melhorando a qualidade de vida da população beneficiada em consonância com interesses regionais. A Linha 2 interceptará algumas vias importantes da capital mineira, como o Anel Rodoviário de Belo Horizonte e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina. Além disso,  Ao longo do trajeto da Linha 2, existem hospitais, escolas, faculdades, shopping, indústrias e polos comerciais, que serão atendidos pelo Metrô BH.

Por se tratar de um meio de transporte elétrico, o Metrô contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) se comparado aos demais modais de transporte que utilizam combustíveis fósseis. Essa redução tem um impacto positivo na qualidade de vida e na saúde pública, além de ajudar a combater as mudanças climáticas.

A expansão do Metrô BH pode ter um impacto positivo, não apenas na mobilidade, mas também no desenvolvimento urbano e na qualidade de vida da população. Melhorias no sistema de transporte público podem atrair investimentos, incentivar a ocupação ordenada da região e contribuir para a redução da poluição do ar e sonora.

Geração de emprego e desenvolvimento local

A construção e operação do metrô tem potencial de  gerar muitos empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. Além disso, as estações de metrô podem estimular a criação de comércios e serviços nas proximidades, melhorando a qualidade de vida dos moradores e gerando novas oportunidades de trabalho.

Acessibilidade e inclusão social

A operação do metrô garante acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs) ou mobilidade reduzida. Além disso, o projeto inclui a adequação de elevadores, rampas, sinalização e o acompanhamento destes usuários no sistema, quando requisitado ou necessário.

O Metrô BH mantém programas sociais, entre eles, o Cidadão do Futuro (visitas de estudantes de escolas de ensino fundamental no sistema), Bastidores (visitas guiadas de estudantes de cursos técnicos e superiores ao Pátio de Manutenção e ao Centro de Controle Operacional). E o Estação Aberta, quando o sistema metroviário é parceiro em projetos importantes para a cidade, veja abaixo algumas ações desenvolvidas no primeiro ano de concessão: 

  • Circule um Livro: em parceria com a Associação Mineira de Indústria Florestal (AMIF) e a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o Metrô BH realizou, entre os dias 26 e 30 de junho, o projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e a troca de livros entre os passageiros. No total, mais de dois mil exemplares foram disponibilizados aos usuários e diversas doações aconteceram durante a campanha.
  • Shows e jogos na Arena MRV e na Arena Independência: durante o ano de 2023, a Arena MRV e a Arena Independência sediaram diversos jogos e shows. A Empresa buscou atender a todos os eventos e realizou diversas extensões de horário para que o público pudesse se deslocar até as Estações Eldorado e Horto Florestal.
  • Projeto “Toque-me, sou teu”: promovido pelo Espaço de Cultura e Arte (ECA-BH), o projeto internacional, “Play me, I’m Yours” (ou “Toque-me, sou teu” em português), passou pelas Estações Eldorado e São Gabriel do Metrô BH. Com o intuito de descentralizar instrumentos elitizados, o projeto instalou seis pianos customizados por diversos pontos de Belo Horizonte e Contagem, entre os dias 23 de outubro e 12 de novembro.
  • 12ª Festival de Arte Negra: a 1ª bienal de Arte Negra aconteceu em 1995 e foi realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC). No ano de 2023, durante a 12ª edição, o túnel que liga a Estação Central até a Rua Aarão Reis tornou-se uma galeria de arte para a exposição “Conta (En)canto”, que trouxe o olhar de três fotógrafos das Ibejis (gêmeas, na cultura iorubá) trancistas Clarisse e Clarelis Ribeiro.
  • 3º Pedal Festivo: em outubro de 2023, o grupo “Bike na Veia”, reuniu 315 ciclistas para um pedal noturno pela cidade de Belo Horizonte. Para retornar, os atletas seguiram da Estação Vilarinho até as Estações Santa Efigênia, Central, Calafate e Eldorado.
  • Campanhas de Saúde: durante todo o ano de 2023 e os dois primeiros meses de 2024, os vagões e as estações do Metrô BH tornaram-se espaços para a promoção e conscientização de prevenção a doenças. Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho, Campanha de Prevenção a IST’s durante o pré-Carnaval 2024, foram algumas das ações que a Empresa desenvolveu em parceria com o Grupo Mobiliza SUS da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
  • Carnaval 2024: um dos maiores eventos de Belo Horizonte, o Carnaval deste ano recebeu 5,5 milhões de foliões. Com o hipercentro fechado e diversas linhas de ônibus metropolitanos e municipais alterados, os foliões escolheram o Metrô BH para se deslocar até os blocos de rua. A Empresa operou com intervalos de 10 minutos de sábado até a terça-feira de Carnaval, das 5h15 às 23h.

Sobre o Grupo Comporte

O Grupo iniciou as atividades há 70 anos, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro. A Empresa atua no segmento de serviços rodoviário e urbano, com veículos leves sobre trilhos (VLT), além do transporte de cargas e encomendas, e possui uma das maiores frotas destinadas ao transporte de passageiros do Brasil. O Grupo atende a aproximadamente um milhão de pessoas por dia nos modais de transporte sob sua gestão.

Em 2024, o Grupo atingiu outro importante marco, em parceria com a chinesa CRRC: venceu o leilão de concessão do Trem Intercidades (TIC), que ligará as cidades de São Paulo e Campinas. O projeto tem mais de 100 km de extensão e terá velocidade máxima de 140km/h, sendo o trem de mais alta velocidade do país. O edital também prevê a construção do Trem Intermetropolitano, com 44 km de extensão, de Jundiaí à Campinas, com velocidade máxima de 80km/h e a revitalização e operação da linha 7 – Rubi, entre Barra Funda e Jundiaí.

 O objetivo da Comporte é possibilitar o acesso da população a sistemas modernos, confiáveis e seguros. O Metrô BH, empresa do Grupo Comporte Participações, tem a concessão para gestão, operação e manutenção do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde março de 2023, por 30 anos. 

Por Ludmylla Verly e Pedro Oliveira

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