O projeto internacional, “Play me, I’m Yours” (ou “Toque-me, sou teu” em português), é promovido pelo Espaço de Cultura e Arte (ECA-BH) e busca democratizar o acesso a instrumentos musicais e à cultura. A iniciativa chega à Região Metropolitana de Belo Horizonte trazendo consigo seis pianos customizados por artistas visuais, que estarão expostos em diversos pontos da cidade e disponíveis para qualquer pessoa que queira interagir com o instrumento.
Os artistas Davi DMS e Rogério Fernandes tiveram a honra de customizar os pianos que irão enriquecer as estações São Gabriel e Eldorado com sua beleza e música. Durante o evento, cerca de 20 mil pessoas por dia poderão interagir com os instrumentos nas estações participantes.
O projeto foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e, após as exposições, todos os pianos serão doados para as seguintes organizações e instituições: Associação Querubins, Casa Sr. Tito, Casa de Apoio Beatriz Ferraz, Espaço de Cultura e Arte (ECA), Instituto Mano Down e Instituto Mário Penna.
“O projeto é uma ideia de inclusão, de levar um instrumento elitizado para toda a população. Muitas pessoas nunca viram e nunca tocaram em um piano, o metrô é um espaço potente para popularizar o instrumento e democratizar o acesso a ele, além de escolhermos estações descentralizadas da região Centro-Sul da capital” destaca Felipe Andrade Tavares Guimarães, Presidente do ECA.
“O Metrô BH tem o prazer de apoiar iniciativas de promoção à cultura, como o projeto Toque-me Sou teu. Acreditamos que levar a arte para as estações torna a viagem dos nossos clientes uma experiência ainda mais prazerosa”, afirma o CEO do Metrô BH, Guilherme Bastos Martins.
História: “Play me, I’m Yours” foi fundado em 2008, no Fierce Festival, em Birmingham, no Reino Unido, pelo artista Luke Jerram e sua equipe. Mais de 70 cidades já receberam cerca de 2000 pianos em todo o mundo, como: Nova York, Xangai e Cidade do México, que foram tocados e ouvidos por mais de 20 milhões de pessoas.
Por Pedro Oliveira