Para realizar as inovações, o investimento previsto é de R$3,9 bilhões. As intervenções envolvem reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente, iluminação e hidráulico. Estão previstos, também, banheiros com acessibilidade em todas as estações.
O projeto de revitalização das 19 estações da Linha 1 já está em andamento!
10 estações serão reformadas até 2025, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.
- 9 estações serão revitalizadas até 2026, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.
- A nova estação da linha 1, Novo Eldorado, será implantada até 2026.
- Até 2027, as sete estações da linha 2, incluindo a estação Barreiro, estarão concluídas. o contrato de concessão prevê que até 2029 este trecho estará em operação.
Atualmente, o metrô da RMBH possui a Linha 1, que compreende 19 estações, ao longo de 28,1 km de extensão, interligando as cidades de Belo Horizonte e Contagem. A implantação da Estação Novo Eldorado promoverá mais 1,6 km de via permanente. A Linha 2 contará com mais 10,5 km de extensão. Após os investimentos, o sistema tem potencial para beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente.
Sobre o Grupo Comporte
A companhia iniciou as atividades há 70 anos, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro. A empresa atua no segmento de serviços rodoviário e urbano, com veículos leves sobre trilhos (VLT), além do transporte de cargas e encomendas, e possui uma das maiores frotas destinadas ao transporte de passageiros do Brasil. O grupo atende a aproximadamente um milhão de pessoas por dia nos modais de transporte sob sua gestão. O objetivo da Comporte é possibilitar acesso a sistemas modernos, confiáveis e seguros. O Metrô BH, empresa do Grupo Comporte Participações, tem a concessão para gestão, operação e manutenção do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde março de 2023.